Trekking no Vale do Pati

Roteiros de 3 a 5 dias no Vale do Pati

A trilha mais transformadora da Chapada Diamantina

Nossa missão é te conectar com a História, a Cultura e a Aventura do Trekking do Vale do Pati na Chapada Diamantina.

Por que o Vale do Pati é uma experiência indispensável?

Mulher admira vista do cachoeirao por cima, no vale do pati.

Cenários Surreais

Prepare-se para trilhas entre montanhas, rios cristalinos e vistas que você só encontra no Trekking mais famoso da Chapada Diamantina.

Um Silêncio que Restaura

Longe do sinal de celular e do barulho da cidade, o Vale do Pati é um convite ao presente. Escolha 72 ou 120 horas sem celular.

Imersão na Vida Local

Hospede-se com moradores nativos e descubra histórias, sabores e tradições que não estão na internet.

Escolha Seu Ritmo

Trilhas de curta, média ou longa duração — você decide o desafio e a intensidade da jornada.

Acompanhado por quem conhece

Guias experientes que conhecem cada pedra do Pati, garantindo segurança, curiosidades e as melhores rotas.

Mulher admira vista do cachoeirao por cima, no vale do pati.
Mulher admira vista do cachoeirao por cima, no vale do pati.

Encante-se com o que o Vale do Pati revela a cada passo

Cada foto aqui carrega um pedaço da magia do Vale do Pati — mirantes vertiginosos, cachoeiras escondidas, vilarejos acolhedores e trilhas que revelam paisagens inacreditáveis. Imagine-se caminhando por esses cenários. Agora veja e sinta.

Logo da agência de Aventura na Chapada Diamantina, especialista no Vale do Pati, XandyTrekking

Não basta guiar, é preciso viver o Vale — como a gente faz

Com mais de 7 anos de estrada e mais de 2.500 pessoas guiadas pelo Vale do Pati, a XandyTrekking é referência em turismo de natureza na Chapada Diamantina. Liderados por Alexandre Freire — historiador e especialista na região — oferecemos roteiros autênticos, seguros e transformadores, com foco total na experiência humana e cultural.

Presença contínua no Vale

Estamos no Pati semanalmente, conectados com os moradores e atentos a cada detalhe da trilha.

Relação genuína com os locais

Parceria direta com os Patizeiros, proporcionando uma vivência real e respeitosa com a cultura local.

Segurança em primeiro lugar

Guias experientes, equipamentos adequados e suporte em cada etapa da sua caminhada.

História viva em cada trilha

Conheça a Chapada com quem também entende seu passado — roteiros que misturam natureza e narrativa.

Veja o que nossos aventureiros têm a dizer

Garanta sua aventura no Vale do Pati agora e viva a Chapada Diamantina como nunca antes!

Dúvidas? Tudo o que você precisa saber sobre o Vale do Pati

Sim! Muitos viajantes fazem o trekking sozinhos. Você pode se juntar a um grupo já formado, o que é uma excelente forma de conhecer novas pessoas e compartilhar a experiência.
Veja como funcionam nossos grupos nos roteiros de 3 a 5 dias no Vale do Pati.

Sim! Oferecemos a opção de roteiros personalizados no Vale do Pati, ideal para casais, famílias ou grupos que desejam uma experiência mais exclusiva. Ou pessoas que estão sozinhas mas querem viver uma experiência em grupo. Basta entrar em contato conosco e verificar a disponibilidade.

Entre em contato para montar seu roteiro personalizado

O ponto de encontro e saída do Trekking se dão nos municípios de Palmeiras ou Lençóis (Preferencialmente Palmeiras). Para chegar de avião, você pode escolher entre duas rotas; Salvador ou Lençóis. A rota por Salvador exige pegar um ônibus pela Viação Rápido Federal (existem quatro horários por dia) até Palmeiras ou Lençóis, inclusive, você pode chegar na manhã da própria saída. Por Lençóis, os vôos são menos frequentes, porém, do aeroporto de Lençóis até a cidade são apenas 20 minutos, ou 40 minutos até Palmeiras. Para vir de Ônibus, depende do Estado que você está. Inclusive, prestamos consultoria para sua chegada na Chapada Diamantina (Palmeiras ou Lençóis), basta entrar em contato via e-mail ou WhatsApp.

De Lençóis ou Palmeiras saímos em carro particular até Guiné, onde inicia a trilha do Vale do Pati.

Nossos pacotes incluem guias credenciados, hospedagem nas casas de nativos, alimentação completa durante a trilha, transporte até o início da trilha e seguro de aventura.

Confira tudo o que está incluso nos nossos pacotes

Resposta sugerida:
A principal diferença está na distância percorrida, pontos turísticos visitados e tempo disponível para contemplação. O roteiro de 5 dias, por exemplo, inclui mais atrativos como o Poço da Árvore e a Ladeira do Império, ou até mesmo o Cachoeirão por Baixo!

Compare os roteiros de 3, 4 e 5 dias

Não é necessário levar equipamentos de acampamento, tais como barraca, saco de dormir, isolante térmico, dentre outros. As hospedagens no Vale do Pati incluem roupa de cama e toalha, portanto, recomendamos você trazer:

• Mochila de pelo menos 30L adequada para trilha;

• Roupas para caminhada (indicamos chapéu e camiseta com proteção solar), banho (indicamos toalha de secagem rápida) e pernoite;

• Bota ou tênis adequado para atividades de montanha;

• Itens de higiene pessoal (protetor solar, repelente, sabonete, dentre outros);

• Lanterna de cabeça;

• Remédios de uso pessoal.

Aceitamos Pix, Dinheiro, Boleto Bancário, Transferência Bancária e Cartão de Crédito. Para reservar, pedimos 30% do valor à vista e os outros 70% podem ser pagos em até 12h antes do início da trilha. Os 70% restantes podem ser parcelados, mediante taxa cobrada pela operadora PagSeguro (consultar via e-mail ou WhatsApp). Para pagamentos à vista oferecemos desconto.

O Trekking do Vale do Pati possui caminhada exigente de em média 12 km por dia. Entretanto, a trilha não possui trechos técnicos que envolvam escalada, natação, uso de equipamentos específicos, etc. Com isso, você pode fazer a trilha sem ter experiências prévias, contanto que tenha um condicionamento físico adequado. Não é necessário ser um atleta, porém, é indicado ter costume com atividades ao ar livre (caminhada, corrida, natação, bicicleta e outras semelhantes).

A trilha do Vale do Pati é considerada um dos roteiros mais bonitos do Brasil por ser um dos mais completos em termos de belezas cênicas. Durante os dias de trilha visitamos Mirantes, Grutas, Cachoeiras, Poços, além de biomas variados e da imersão cultural durante a estadia com os nativos do Vale.

Ressaltamos que acidentes sérios no Vale são raros, por se tratar de uma trilha muito frequentada e bem estruturada. No caso lesões menos graves, é possível fazer a utilização de mulas para sair do Vale. Já no caso de acidentes graves, é mobilizada a brigada do Parque Nacional da Chapada Diamantina para remover, via maca, o acidentado, e transportá-lo até o Hospital Regional da Chapada (Seabra). Não incluímos em nossos serviços evacuação médica particular, pois a responsabilidade da retirada de acidentados parte da adminsitração do Parque. Vale dizer que todos os guias possuem rádio para comunicação de longo alcance, além de internet via satélite na casa dos moradores para comunicação de emergências.

Embora Xandy seja o idealizador da XandyTrekking, hoje nossa agência possui demanda por datas que extrapolam a disponibilidade dele como guia de todos os roteiros. Trabalhamos com apoio de guias locais, inclusive nativos, que atendem os princípios da agência. Caso tenha dúvidas, consulte via WhatsApp ou E-mail.

Trekking no Vali do Pati

Deixe seu contato